segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas chegou a presidência da República em 1930 e permaneceu no poder por um período de 15 anos. Retornou ainda ao cargo em 1950, permanecendo até 1954. Ele foi o político que ocupou a cadeira de presidente por mais tempo na história republicana. Polêmico, Vargas foi amado e odiado por muitos brasileiros.
As ações de seu governo tornaram-se referencias importantes para os governantes que se seguiram. Nacionalismo, interferência do Estado na economia, paternalismo, leis trabalhistas e controle dos trabalhadores, são alguns dos temas relacionados ao governo Vargas que continuão em discussão ate os dias de hoje.
Considerando as características desse longo período de governo, costuma-se dividi-lo em três fases: o governo provisório ( 1930-1934), governo constitucional (1934-1937) e ditadura (1937-1945).
O governo provisório foi onde Vargas começou a ocupar a presidência e tomou várias medidas para garantir o controle político de seu governo. Dentre as primeiras destacaram-se : a suspensão da Constituição de 1891, o fechamento dos órgãos legislativos, a destituição dos presidentes do estado e a indicação de militares ligados ao tenentismo para comandar os governos estaduais.
No governo constitucional, Vargas tinha alguns planos principais: voto secreto, direitos trabalhistas e nacionalismo econômico. A eleição dos candidatos aos poderes Executivo e Legislativo passou a ser feita pelo voto secreto dos eleitores.
As mulheres conquistaram o direito de votar, mas analfabetas, mendigos e militares de baixa patente continuaram privados desse direito.
No dia 10 de novembro de 1937, o presidente ordenou que militares cercassem o Congresso Nacional. O Legislativo foi fechado e impôs-se uma nova Constituição substituindo a de 1934.
Assim teve inicio o governo ditatorial de Vargas, também conhecido como Estado Novo, mas para isso, Vargas já estava planejando um golpe para mantê-los na presidência porque pelas regras constitucionais definidas em 1934, o mandato dele terminaria em 1938 sendo proibido a reeleição imediata.

Um comentário: