segunda-feira, 31 de outubro de 2011

1964! QUATRO DÉCADAS DEPOIS..

"Movimento de resistência ao golpe, vai ás ruas.."

O golpe militar de 1964 alterou os rumos da história brasileira com uma nova dinâmica. Depois de sucessivos movimentos de expulsão da classe política do governo e restituição do comando do Estado aos civis, como em 1930, 1945 e 1954, dessa vez os militares assumem o poder, dando início à ditadura, que foi caracterizada pela repressão política, luta armada, violação de direitos e censura. Depois de 40 anos do golpe, pesquisadores continuam a vasculhar arquivos em busca de dados sobre o período. Mas a continuidade de novos estudos estão ameaçadas por um decreto assinado em 2002 impedindo o acesso a documentos sigilosos.

Golpe Militar.

A "Marcha"

Liderados por um capelão americano, padre Patrick Peyton, enviado ao Brasil para criar mobilização popular contra o governo, começa a marchas da família com Deus pela Liberdade para dar legitimidade ao golpe. A mobilização foi respaldada por Adhemar de Barros e Carlos Lacerda.
Os militares juntamente com os políticos organizavam a derrubada de Goulart com o apoio da classe média. A marcha da família teve o apoio dos grandes empresários, que fecharam suas empresas em horário comercial e transportaram as pessoas para a manifestação.
Como os arquivos do governo de Lindon Johnson comprovariam, vinte anos mais tarde, foi feita uma operação militar chamada Brother Sam para atuar no Brasil. Teria sido um plano de guerra dos EUA contra as forças janguistas no Brasil. Poderia ter havido um sério conflito bélico entre os dois países, e, embora os EUA pareçam ter vantagem, já estavam investindo em recursos financeiros, armamentistas e humanos noutra guerra, contra o Vietnã, onde o país norte-americano saiu derrotado, anos depois.
Somente no ano de 1962, quase cinco mil cidadãos norte-americanos entraram no país, segundo Jorge Ferreira em Rev. Bras. Hist. vol.24 no.47 São Paulo 2004, "A estratégia do confronto: a frente de mobilização popular". Darcy Ribeiro citou ainda que "Foi desencadeado com forte contingente armado, postado no Porto de Vitória, com instruções de marchar sobre Belo Horizonte.".
A Operação Brother Sam objetivava abastecer com combustível e armas a Operação Popeye desencadeada pelos militares brasileiros.
A Frota do Caribe liderada pelo porta-aviões nuclear americano armado com bombas atômicas Forrestal foram enviados à costa brasileira e ficaram próximos do porto de Vitória (ES) aguardando ordens.
Estava assim iniciado o Golpe Militar de 1° de abril de 1964.

[editar]Formação

O Brasil era dominado pelas grandes e ricas famílias, pelos oligopólios, pelos latifúndios e por uma estrutura coronelista oriunda do Brasil Império e que não se desfez durante a República Velha. Portanto, as famílias tradicionais tinham condições de educar seus filhos nas melhores escolas, estas eram militares, ou religiosas. Não raros foram os jovens oficiais brasileiros mandados estudar na França, na École Supérieur de Guerre e nos Estados Unidos o Fort Leavenworth War School nas décadas de 1900, 1910, 1920, 1930 e 1940. Formou-se assim uma elite militar cuja ideologiaconservadora permaneceu dentro das forças armadas. Pois os jovens oficiais foram influenciados pelos movimentos ideológicos de 1917 e 1922, que por sua vez foram antecedidos pela Primeira Guerra Mundial. Esta foi segundo o historiador general Argemiro de Assis Brasil '" foi a quebra dos sistemas econômicos ultrapassados do século XIX."


                             "Augusto Pinochet foi o general que conspirou e executou o Golpe Militar."

Domingo TROLLFACE !!! Não seja um Forever Alone e LEIA

Aqui hoje, no segundo domingo do Grupo TROLLFACE, Pedro postando XD. Hoje eu resolvi falar um pouco sobre, o Golpe militar de 64. É isso ae, não seja um Forever Alone e LEIA...

GOLPE MILITAR DE 64
O golpe militar ocorrido a 31 de março de 1964, no Brasil teve, como objetivo a deposição do então Presidente da República João Belchior Marques Goulart (1961-1964). A 1 de abril, os militares assumiram o poder, depois do Congresso Nacional declarar vaga a presidência. O sucesso do golpe militar modificou o panorama político do Brasil até 1985, quando se realizaram eleições democráticas e Tranquedo Neves foi eleito presidente.
João Goulart, ou Jango, como era conhecido, fora eleito vice-presidente pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), nas mesmas eleições em que Jânio Quadros fora eleito presidente pela UDN (União Democrática Nacional). Quando este renúncia ao cargo, devido a uma crise que grassava nas instituições políticas brasileiras, Jango encontrava-se numa visita diplomática à China. A ascensão ao poder veio radicalizar as posições partidárias, acabando as ações de João Goulart por serem interpretadas como uma viragem à esquerda da política brasileira. A 13 de março de 1964, o governo organizou um comício, no Rio de Janeiro, de apoio às reformas de base propostas por João Goulart. Três dias depois, as forças conservadoras promoveram, em São Paulo, uma marcha de protesto. O receio de que o país caísse nas mãos dos comunistas, levou a que no dia 31 de março, tropas saídas dos quartéis de Minas Gerais e de São Paulo se dirigissem para o Rio de Janeiro, onde se esperava encontrar resistência por parte dos partidários do presidente, inclusive das Forças Armadas. João Goulart receando uma guerra civil deixa o país e exila-se no Uruguai. 
A tomada do poder por parte dos militares dá início à governação de cinco presidentes, todos eles pertencentes às chefias militares. Este período da história do Brasil ficou conhecido pela abolição dos direitos constitucionais, anulados a 9 de abril, pela instituição da censura e pela perseguição política, que levaram à prisão os opositores do governo.


PS: Eu  pesquisei o  trabalho só que o alves que iria editar e postar certinho esqueceu(que novidade)

sábado, 29 de outubro de 2011

Memorial JK

       Vamos falar um pouco sobre um memorial em Brasília projetado por Oscar Niemeyer, dedicado ao ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek, inaugurado em 12 de setembro de 1981, onde encontra-se seu corpo, diversos pertences como sua biblioteca pessoal e fotos dele e de sua esposa Sarah e também obras projetadas por Athos Bulcão e um vitral desenhado pela artista Marianne Peretti.
        Essa obra sofreu duras críticas de pessoas que viam no monumento referência a um dos símbolos do comunismo.

Grupo: GM'S (Gabriela Santos e Mariana Maia).

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Última postagem do dia D:

Aí pessoas, vai uma foto de João Goulart, que foi citado na postagem anterior a está !

Por sexta-feira é só. Fiquem amanhã com o grupo GM's e domingo com os Troll Facer's
By: Flávia, Amanda, Caio, Ariane, Amanda e Brenno ((:

Vejam a sorte !

O pai da Amanda é professor de História e ajudou-nos a resumir o que foi exatamente o Golpe MIlitar de 1964.
 Vejam aí :D

"O golpe militar ocorrido no Brasil em 1964, foi a deposição do presidente João Goulart pelas forças armadas (marinha, exército e aeronáutica) contando com o apoio da elite brasileira (banqueiros, industriais,  latifundiários) e com o apoio do capital norte-americano.
 O golpe militar nada mais era do que tentar tirar João Goulart da presidência evitando assim, que o Brasil se tornasse um país socialista.
 A elite brasileira não podendo conter o avanço político e econômico da classe trabalhadora pelas vias democráticas, articula juntamente com os interesses do capital norte-americano, uma DITADURA que prevaleceu no país por mais de vinte anos. "

By: Amanda, Carol, Brenno, Ariane, Caio e Flávia ((:


Chaaaaaaaaaaarge !

Veja a Charge abaixo:


Breve explicação:

Para aqueles que não entenderam a base desta charge, ou para quem não sabe sobre o assunto, aí vai uma explicação:
 - No tempo do Golpe Militar/ Ditadura as pessoas que saiam às ruas em protesto, iam presas e torturadas*,
portanto os militares 'apagavam da memória da população' de que o Novo Regime era correto, e passavam uma falsa informação aos desentendidos do assunto.

By: Caio, Carol, Ariane, Flávia, Amanda e Brenno (:

Carta - Testamento Getúlio Vargas

                 Carta – Testamento
Leia, a seguir, trecho do último manifesto de Vargas, escrito em 24 de Agosto de 1954.
Mais uma vez  as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam-me, não me dão o direito de defesa.
Depois de decênios de espoliação dos grupos econômicos financeiros internacionais,  fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei um regime de liberdade social. Tive que renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se  à dos grupos nacionais revoltados contra  regime de garantia do trabalhador. A Lei de Lucros Extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam aos ódios.
Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente.
Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora resistindo a uma agressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais posso dar a não ser o meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco.
Meu sacrifício vos manterá unidos e meu sangue será a vossa bandeira de luta.
Ao ódio respondo com o meu perdão. Aos que pensam que me derrotaram, respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e agora me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não será mais escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço de se resgate.
Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo, Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram o meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.

Fonte: Livro de História E.M " História Globas, Brasil e Geral. Capítulo 55: Período Democrático. Página 548.

By: Carol, Ariane, Caio, Amanda, Flávia e Brenno (Arctic Monkeys)
Boa Tarde ! Novamente é sexta-feira (FINALMENTE) e mais uma vez é dia de postagem do grupo Arctic Monkeys.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Uma república nova

No dia 3 de novembro de 1930, a Junta Militar Provisória passou o poder, no Palácio do Catete, a Getúlio Vargas , encerrando a Republica Velha.No discurso de posse, Getúlio estabelece 17 metas  para serem cumpridas pelo Governo Provisório.Na mesma hora, no centro da cidade do Rio de Janeiro, os soldados gaúchos cumpriam a promessa de amarrar os cavalos no obelisco da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, marcando simbolicamente o triunfo da Revolução de 1930.




Em Belo Horizonte, em 23 de Fevereiro de 1931, a primazia de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada como o primeiro político a intuir que uma revolução se aproximava.

Getúlio tornou-se Chefe do Governo Provisório com amplos poderes. Os revolucionários não aceitavam o título "Presidente da República". Seu governo provisório foi o segundo da república. O primeiro governo provisório fora o de Deodoro da Fonseca.

 Fonte : https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas#Uma_rep.C3.BAblica_nova

Grupo : Roda Punk (Angelino,Leonardo,Gabriel Jacker,Fabio e Guilherme)



Características gerais do novo regime e objetivos

O golpe de Estado de 31 de março teve como desdobramento a instauração do regime militar. Nos anos que se seguiram haverá uma significativa recuperação da economia e taxas de crescimento que chegam a 10% ao ano, constituindo o que se chamou milagre econômico brasileiro, com entrada significativa de capitais externos, atraídos também pela estabilidade política. O aumento da dívida externa seria um problema a ser enfrentado posteriormente.
Porém, tal desenvolvimento econômico foi acompanhado de censura aos meios de comunicação e de violenta repressão política, especialmente no final da década de 1960 e ao longo dos anos 1970 sob a égide da Lei de Segurança Nacional, justificada pela necessidade de manter a estabilidade política e a segurança interna, no sentido de evitar a influência de ideologias de esquerda, em um mundo dividido pela Guerra Fria.
Além da limitação da liberdade de opinião e expressão, de imprensa e organização, naquela época tornaram-se comuns as prisões, os interrogatórios e a tortura daqueles considerados suspeitos de oposição ao regime, comunistas ou simpatizantes, sobretudo estudantes, jornalistas e professores. Para além das prisões, estima-se que cerca de 300 dissidentes perderam a vida. Segundo a versão defendida pelos militares, a maioria dessas mortes teria ocorrido em combate com as Forças Armadas. Entretanto, os grupos de defesa dos direitos humanos e organizações de sobreviventes da ditadura militar, estimam que este número seja muito maior.
Este fato inicial foi denominado pelos militares que o executaram, bem como o regime que se sucedeu, como "Revolução de 1964". Mas a noção de que se trataria de uma revolução perdeu parte de sua aceitação pela sociedade brasileira desde meados dos anos 1970, com a abertura democrática então iniciada.
Vendo os movimentos de esquerda crescendo e pela influência da propaganda dos movimentos comunistas, foi iniciado um movimento de contra-propaganda conhecido como perigo vermelho, ou perigo comunista.




terça-feira, 25 de outubro de 2011

Charge sobre o golpe de 64.


Grupo: Cherry Bomb. (Luana, Ana, Jin, Debora, Vitor e Rafael.)

Golpe Militar de 64

A crise política se arrastava desde a renúncia de Jânio Quadros em 1961. O vice de Jânio era João Goulart, que assumiu a presidência num clima político adverso. O governo de João Goulart (1961-1964) foi marcado pela abertura às organizações sociais. Estudantes, organizações populares e trabalhadores ganharam espaço, causando a preocupação das classes conservadoras como, por exemplo, os empresários, banqueiros, Igreja Católica, militares e classe média. Todos temiam uma guinada do Brasil para o lado socialista. Vale lembrar, que neste período, o mundo vivia o auge da Guerra Fria.
Este estilo populista e de esquerda, chegou a gerar até mesmo preocupação nos EUA, que junto com as classes conservadoras brasileiras, temiam um golpe comunista.

Os partidos de oposição, como a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Social Democrático (PSD), acusavam Jango de estar planejando um golpe de esquerda e de ser o responsável pela carestia e pelo desabastecimento que o Brasil enfrentava.
No dia 13 de março de 1964, João Goulart realiza um grande comício na Central do Brasil (Rio de Janeiro), onde defende as Reformas de Base. Neste plano, Jango prometia mudanças radicais na estrutura agrária, econômica e educacional do país.

Seis dias depois, em 19 de março, os conservadores organizam uma manifestação contra as intenções de João Goulart. Foi a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo.

O clima de crise política e as tensões sociais aumentavam a cada dia. No dia 31 de março de 1964, tropas de Minas Gerais e São Paulo saem às ruas. Para evitar uma guerra civil, Jango deixa o país refugiando-se no Uruguai. Os militares tomam o poder. Em 9 de abril, é decretado o Ato Institucional Número 1 (AI-1). Este cassa mandatos políticos de opositores ao regime militar e tira a estabilidade de funcionários públicos.
Grupo: Cherry Bomb. (Luana, Ana, Jin, Debora, Vitor e Rafael.)

Pra não dizer que não falei das flores.

Bom hoje nós (o grupo cherry bomb) vamos fazer uma postagem diferente. Nós postarem uma musica que fala da época do golpe militar. Espero que gostem *-*


Pra não dizer que não falei das flores - Geraldo Vandré.

Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Pelos campos há fome
Em grandes plantações
Pelas ruas marchando
Indecisos cordões
Ainda fazem da flor
Seu mais forte refrão
E acreditam nas flores
Vencendo o canhão
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Há soldados armados
Amados ou não
Quase todos perdidos
De armas na mão
Nos quartéis lhes ensinam
Uma antiga lição:
De morrer pela pátria
E viver sem razão
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer
Nas escolas, nas ruas
Campos, construções
Somos todos soldados
Armados ou não
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Somos todos iguais
Braços dados ou não
Os amores na mente
As flores no chão
A certeza na frente
A história na mão
Caminhando e cantando
E seguindo a canção
Aprendendo e ensinando
Uma nova lição
Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer.

Uma breve explicação: 
Para não dizer que não falei das flores (1964-1968);               

Essa musica foi criada pelo cantor e compositos Geraldo Vandré, e ficou conhecida após ele participar do Festival Internacional da canção em 1986, onde ele ficou em segundo lugar. A canção é um hino de um homem que brigou para ser a voz de todos os brasileiros indignados, pois através dela, Vandré falou e cantou o que todos estavam querendo dizer, mas não tinham coragem.Olhando para os militares, o cantor soltava o refrão que na verdade era uma chamada à luta armada contra os ditadores. Depois do festival, a musica caiu na boca do povo, mas logo ela foi proibida, entre 1968 até 1979 período que Vandré foi exilado e torturado pelos homens da ditadura.

Grupo: Cherry Bomb. (Luana, Ana, Jin, Debora, Vitor e Rafael.)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Histórico Político - JK.

"BRASIL É A PRINCIPAL OBRA DO GOVERNO JK."
Com o suicídio de Getúlio Vargas, em 24 de Agosto de 1954, abriu-se um buraco no poder e também na herança política, perseguida por seus simpatizantes e adversários. Para substituí-lo tentaram lançar uma candidatura de “união nacional”, com a adesão de dois dos maiores partidos políticos da época: o Partido Social Democrático (PSD) e a União Democrática Nacional (UDN). Eles teriam um candidato único, que uniria a direita e o centro e evitaria uma nova candidatura radical como era a “getulista”.

Esta idéia, porém, não se concretizou e, em 10 de Fevereiro de 1955, o PSD homologou o nome de Juscelino Kubitschek como candidato à presidência da República. JK sabia que precisava do apoio de uma base sólida e da aceitação popular, como tinha o PTB, partido de Vargas e que tinha João Goulart  como candidato à presidência. Poucos dias após a homologação de JK como candidato do PSD, o PTB selou acordo tendo João Goulart (Jango) concorrendo como vice-presidente. 

Muitas foram as tentativas dos “anti-getulistas” para inviabilizar a campanha JK-Jango, apoiada, inclusive, pelo Partido Comunista Brasileiro. A UDN era a principal rival dessa coligação, com intenções escancaradas de impedir a qualquer custo a vitória de JK, inclusive usando de meios ilícitos para cumprir seu objetivo. 

Nas eleições de 3 de Outubro de 1955, JK elegeu-se com 36% dos votos válidos, contra 30% de Juarez Távora (UDN), 26% de Ademar de Barros (PSP) e 8% de Plínio Salgado (PRP). Naquela época, as eleições para presidente e vice não eram vinculadas, mas Jango foi o melhor votado para vice, recebendo mais votos do que JK e pôde, em 31 de Janeiro de 1956, sentar-se ao lado de seu companheiro de chapa para governar o país. 

domingo, 23 de outubro de 2011

Domingo TROLLFACE !!! Não seja um Forever Alone e LEIA

Bom... Começa postando aqui é o Mateus Alves (e como eu quis ser o DIFERENTÃO ¬¬") Resolvi fazer um entrevistando uma adorável senhora (minha Vovozinha). Ela sabia de toda a historia de Vargas... Mas ela esqueceu e de tudo que ela lembrou ela falou no vídeo... Então apreciem COMO MODERAÇÃO ,-,

http://www.youtube.com/watch?v=uAG0A1vtwds

O próximo a postar é o Pedro... Aguardem uma semana... Até a Proxima <:¬D)


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Por sorte, nosso querido JK deixou-nos ótimas reflexões, pensamentos e ações nas quais são baseada o bem comum.

Segue, conforme citado, os pensamentos e reflexões de JK.

" Deixemos entregue ao esquecimento e ao juízo da história os que não compreenderam e não amaram esta obra"


" É inútil fechar os olhos à realidade. Se o fizermos, a realidade abrirá nossas pálpebras e nos imporá a sua presença"


" Um governo forte se faz perdoando"


" Ninguém pode ter outro interesse se não o de que se consolide o regime da liberdade, sem o qual não há nação que possa qualificar-se de civilizada"


- Depois de ler, quais seriam as prováveis intenções de Jucelino ao repassar estas mesagens ? Reflita e comente.


Carta de Jucelino Kubtscheck, em 1961 - Brasília.

OBS: Nós encontramos esse imagem aleatórimente, portanto, não havia links e/ou bibliografia. Pedimos desculpas pelo incidente.

Hoje é Sexta ! Portanto é dia do grupo Arctic Monkeys postar. Segue abaixo uma carta deixada por Jucelino Kubtscheck em 1961.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O Suicídio de Getúlio Vargas

Por causa do crime da rua Tonelero, Getúlio foi pressionado, pela imprensa e por militares, a renunciar ou, ao menos, licenciar-se da presidência. O Manifesto dos Generais, de 22 de agosto de 1954, pedindo a renúncia de Getúlio, foi assinado por 19 generais de exército, e nele dizia : 


"Os abaixo assinados, oficiais generais do Exército...solidarizando com o pensamento dos camaradas da Aeronáutica e da Marinha, declaram julgar, como melhor caminho para tranquilizar o povo e manter unidas as forças armadas, a renúncia do atual presidente da República, processando sua substituição de acordo com os preceitos constitucionais".



 Na foto, o pijama e pistola usados na madrugada do suicídio. 
Esta crise levou Getúlio Vargas ao suicídio na madrugada de 23 para 24 de agosto de 1954, logo depois de sua última reunião ministerial, na qual fora aconselhado, por ministros, a se licenciar da presidência. 
Getúlio concordou em se licenciar sob condições, que constavam da nota oficial da presidência da república divulgada naquela madrugada:


"Deliberou o Presidente Getúlio Vargas … entrar em licença, desde que seja mantida a ordem e os poderes constituídos …, em caso contrário, persistirá inabalável no propósito de defender suas prerrogativas constitucionais, com sacrifício, se necessário, de sua própria vida".


Getúlio, no final da reunião ministerial, assina um papel, que os ministros não sabiam o que era, nem ousaram perguntar. Encerrada a reunião ministerial, sobe as escadas para ir ao seu apartamento. Vira-se e despede-se do ministro da Justiça Tancredo Neves, dando a ele uma caneta Parker 21 de ouro e diz: '' Para o amigo certo das horas incertas!"
Getúlio Vargas cometeu suicídio com um tiro no coração em seus aposentos no Palácio do Catete, na madrugada de 24 de agosto de 1954.


Fontehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Get%C3%BAlio_Vargas#A_.C3.BAltima_reuni.C3.A3o_ministerial.2C_o_suic.C3.ADdio_e_a_carta-testamento
Grupo: Roda Punk! ( Leonardo, Guilherme, Fábio, Angelino e Gabriel J. )

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Discurso de Getúlio Vargas no dia 1º de maio de 1951

Getúlio Vargas foi um grande presidente populista. Com seu jeito de se relacionar e sua maneira de discursar, ele atraía e convencia multidões, sempre direcionando suas palavras ao "trabalhador brasileiro". Foi em seu governo que os principais benefícios dados aos trabalhadores foram instituídos, exemplo disso é o salário mínimo, que passou a valer a partir de 1º de maio de 1940, devendo suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer). Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores. A seguir, veja um vídeo onde Vargas faz um discurso para comemorar a data em 1951.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Titulo de eleitor do Getúlio Vargas.

Achamos esse titulo de eleitor do sr. Getúlio Vargas bem interessante, e resolvemos postar aqui para vocês.
Grupo: Luana, Ana, Jin, Debora, Vitor e Rafael.

Getúlio Dorneles Vargas

Getúlio Dorneles Vargas nasceu em São Borja, no dia 19 de abril de 1882 e morreu no  Rio de Janeiro no dia 24 de agosto de 1954. Foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.
Foi presidente da república do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos sem interrupções, de 1930 a 1945, e dividiu-se em 3 fases:
§  De 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório".
§  De 1934 a 1937, Getúlio comandou o país como presidente da república, do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembléia Nacional Constituinte de 1934;
§  De 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado.
No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se matou. OHGOSH! K
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileira.
A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo. Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas.
Grupo Cherry Bomb: Luana, Ana, Jin, Debora, Vitor e Rafael.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Origem e carreira política de juscelino Kubitschek

Juscelino nasceu, em 12 de setembro de  1902, em Diamantina. Seu pai, João César de Oliveira (1872-1905), foi caixeiro-viajante e exerceu, também, várias outras profissões. Sua mãe, Júlia Kubitschek (1873-1971), era professora e possuía ascendência checa (seu sobrenome é uma germanização do original tcheco Kubíček) e etnia cigana[2] — JK foi o único presidente de origem cigana em todo o mundo.[3] Juscelino perdeu o pai aos três anos de idade, e, a partir de então, a única fonte de renda da família era o trabalho de sua mãe.[4]
JK gostava muito de futebol, e tinha simpatia pelo América Mineiro, onde atuou como jogador amador, e, sempre que podia, acompanhava partidas daquele time. Também foi apreciador das serenatas e serestas. Estudou no seminário diocesano de Diamantina, dirigido pelos padres vicentinos, onde concluiu o curso de humanidades aos 15 anos incompletos. Depois estudou medicina na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, formando-se, em 1927, na mesma turma de Pedro Nava e de Pedro Salles, três anos antes de Guimarães Rosa e quatro antes de Oswaldo Costa.
Casou-se, com Sarah Gomes de Lemos, em 1931. Em 1932, foi nomeado como capitão-médico da Polícia Militar de Minas Gerais. JK era cirurgião especializado em urologia, tendo estagiado no Hospital Cochin, em Paris, com um dos maiores urologistas do mundo, Maurice Chevasseu.Durante a revolução constitucionalista de 1932, como médico, serviu nas tropas mineiras que combatiam as tropas paulistas. JK serviu, no célebre "Túnel da Mantiqueira", como cirurgião da polícia militar, acompanhando seu professor na faculdade, Otaviano de Almeida que montara um hospital em vagões ferroviários. Ali, operou o ferimento à bala do crânio de um soldado que sobreviveu sem sequela.[5]
Iniciou sua carreira política, em 1934, quando foi nomeado chefe da Casa Civil do então interventor federal em Minas Gerais, Benedito Valadares, que o conheceu, na campanha da Serra da Mantiqueira quando combatiam as tropas revolucionárias paulistas.
Foi eleito deputado federal, em 1934, pelo recém-criado "Partido Progressista", criado por membros de PRM que apoiaram a revolução de 1930. Exerceu o mandato de deputado federal até o fechamento do Congresso Nacional, em 10 de novembro de 1937, com o golpe do Estado Novo. Chegou ao posto de tenente-coronel-médico da Polícia Militar de Minas Gerais.
Foi prefeito de Belo Horizonte, nomeado por Benedito Valadares, de 1940 a 1945. Foi eleito deputado federal para a Assembleia Nacional Constituinte de 1945, pelo Partido Social Democrático (PSD).
Destacou-se muito por sua oratória.[6 Seus discursos mais importantes, com as frases que ficaram famosas, como "Deus me poupou o sentimento do medo", foram escritos pelo poeta Augusto Frederico Schmidt.[7] Juscelino destacou-se, também, na chamada política de bastidores, (as articulações políticas bem trabalhadas), típica de Minas Gerais e de seu segundo partido político, o PSD.[8]
Destacou-se mais, entretanto, nos cargos executivos que ocupou, e, pela sua atuação neles, ficou conhecido como um político do tipo "tocador de obras".